Evento

Conectar empresas e projetos foi o objetivo do encontro “Conservação da sociobiodiversidade na Amazônia: como as marcas podem abraçar esta causa?”, promovido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e pela agência de comunicação integrada Edelman Significa na terça-feira (19). Durante uma manhã, executivos de organizações como Braskem, Grupo Pão de Açúcar, Hyundai, Klabin, Natura, SAP, Schneider Eletric e Votorantim tiveram acesso a um conteúdo abrangente.

Virgílio Viana, superintendente geral da FAS, abriu o evento mostrando a história e a importância da Amazônia, além dos desafios do desenvolvimento sustentável na região. Sobre o envolvimento de marcas em projetos, comenta: “As empresas também podem contribuir para atingirmos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Criamos uma corrida do bem, e os primeiros a gerar soluções para os desafios climáticos e ambientais serão recompensados.”

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Casos práticos foram apresentados na sequência. Michel Blanco, Gerente de Comunicação da Natura, apresentou algumas iniciativas, entre elas o Programa Amazônia, que pretende ser um vetor para a criação de negócios sustentáveis por meio da ciência, inovação e empreendedorismo, contemplando a sociodiversidade e o conhecimento tradicional das comunidades. A empresa atua na região desde 2000.

Luciana Coen, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da SAP, mostrou o Lumira, ferramenta de análise de dados que permitiu à FAS melhorar a eficiência da gestão dos recursos investidos e indicadores de projetos na floresta. E a gerente de responsabilidade social e sustentabilidade Fabiana Galvão mostrou como a Schneider Electric, uma das empresas mais sustentáveis do mundo, desenvolve o Programa de Acesso à Energia na Amazônia, baseado no tripé oferta de acesso à energia, capacitação em eletricidade básica e empreendedorismo. Em seu discurso, Fabiana chamou atenção à importância de ter parceiros locais que tenham credibilidade junto à comunidade.

“As grandes empresas têm consciência de que precisam inserir a sustentabilidade na sua cadeia e para isso precisam de causas e parceiros de grande valor,” comenta Marcos Manoel, líder da área de Atitude de Marca na Edelman Significa. Em sua apresentação, mostrou como marcas que têm propósitos claros e comportamentos coerentes são valorizadas e efetivamente conquistam o direito para dialogar com seus públicos de interesse, sejam eles internos ou externos. Chama atenção também ao fato de que ao definir a sua atuação as empresas devem considerar que estão inseridas em um contexto maior – no caso da Amazônia, devem ter clareza em relação ao contexto e desafios da região para então contribuir com projetos realmente relevantes. “O investimento socioambiental aliado a uma estratégia de comunicação consistente tem o poder de gerar resultados práticos para o negócio”, conclui.

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Uma visita do CEO da Edelman Significa, Yacoff Sarkovas, à Amazônia a convite da FAS motivou a parceria para a realização do evento. “Já tive a felicidade de visitar comunidades ribeirinhas da Amazônia empoderadas por ONGs. Meu último contato foi em três comunidades no Rio Negro apoiadas pela FAS e suas empresas e instituições parceiras. É impressionante o impacto dessa ação na melhoria da qualidade de vida, na fixação das famílias, no aumento da autoestima e na conservação da floresta e dos rios pela exploração econômica sustentável e aplicação de princípios de saneamento”, comenta Sarkovas.

A FAS é uma organização que se destaca pela efetividade, alcance e inovação, impactando centenas de comunidades em um dos mais importantes ativos do planeta – a Amazônia. Neste ano, foi reconhecida pela melhoria da qualidade de vida e conservação ambiental com Prêmio Calouste Gulbenkian, da Fundação Gulbenkian, uma das mais prestigiosas da Europa.

Conheça alguns dos cases apresentados:

Natura – Computadores no Médio Juruá
SAP – Lumira
Schneider Electric & FAS – VillaSmart

Sobre a Fundação Amazonas Sustentável

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pública estadual. Criada em 20 de dezembro de 2007, pelo Banco Bradesco em parceria com o Governo do Estado do Amazonas, tem como missão promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do Estado do Amazonas. A entidade conta com o apoio da Coca-Cola Brasil (2009), do Fundo Amazônia-BNDES (2010) e da Samsung (2010), além de outras parcerias em programas e projetos desenvolvidos.