Marcado pela volatilidade, preocupações e medos, o último ano registou recordes de aumento e queda de confiança das pessoas em relação ao setor de Saúde, de acordo com o estudo global Edelman Trust Barometer 2021.

O Brasil, no entanto, caminhou na contramão do resto do mundo. Não houve oscilação, nem para cima, nem para baixo, na confiança dos brasileiros nesse setor, que permaneceu estacionado com 54 pontos, numa escala de 0 a 100. Para os respondentes do Brasil, o setor de Saúde de forma geral encontra-se no patamar da neutralidade, nem confiável, nem não confiável. Por outro lado, os subsetores pesquisados (Hospitais, Biotecnologia, Consumer Health, Seguros-Saúde e Farmacêuticas) registraram movimentos, na maior parte das vezes para cima – ou seja, se tornando mais confiáveis.
  
Ainda assim, a pandemia de Covid-19 e a crise econômica apresentam novas demandas para as empresas e suas lideranças – e isso encontra eco no Brasil.   

A 21ª edição do estudo global Edelman Trust Barometer ouviu mais de 33 mil entrevistados em 28 países (1.150 no Brasil), com trabalho de campo realizado entre 19 de outubro e 18 de novembro de 2020. Os dados que você encontra a seguir fazem parte do recorte de Saúde da pesquisa.

EDELMAN TRUST BAROMETER 2021 – CONFIANÇA EM SAÚDE

Confiança nos Subsetores

  • Hospitais: subiu dois pontos no Brasil, agora com 67 pontos (patamar de confiabilidade).
  • Biotecnologia: caiu três pontos, ficando com 70 pontos – ainda o subsetor mais confiável entre os brasileiros.
  • Consumer Health: é o subsetor cuja confiança mais aumentou no país. Subiu 5 pontos, totalizando 55 pontos (patamar de neutralidade).
  • Seguros-Saúde: apesar do aumento de 4 pontos (agora com 45 pontos), segue considerado não-confiável no Brasil, além de ser o subsetor menos confiável entre os brasileiros.  
  • Farmacêuticas: subiu 4 pontos, agora com 59, ainda na neutralidade

Público Informado versus População Geral – Globalmente, a confiança no setor de Saúde apresenta uma diferença de 10 pontos entre o público informado (73) e a população em geral (63).

Urgência na Melhoria do Sistema de Saúde – Melhorar o sistema de saúde para a população se tornou mais importante do que era no ano passado para 70% dos respondentes nos 28 países pesquisados.

Especialistas em Saúde Perdem Credibilidade – Entre maio de 2020 a janeiro de 2021, tanto a Organização Mundial da Saúde (62) quanto as autoridades locais de saúde (69) perderam 5 pontos na confiança de pessoas ouvidas em um grupo de 11 países: Coreia do Sul, Reuni Unido, China, México, Canadá, Índia, EUA, Alemanha, Japão, Arábia Saudita e França.   

Infodemia – Para 46% dos entrevistados globalmente, tem sido difícil encontrar informações confiáveis sobre o vírus e seus efeitos.

Hesitação Vacinal – 67% dos brasileiros afirmaram que “precisariam entender a ciência e o processo de desenvolvimento usado para criar uma vacina COVID-19 antes de confiar totalmente que ela é segura”.

RECOMENDAÇÕES

O Edelman Trust Barometer 2021 aponta que, para avançar na reconquista da confiança, é preciso considerar esses caminhos:

  1. As empresas devem expandir suas funções, liderando mudanças em questões que vão além do seu negócio.
  2. Líderes precisam se munir de fatos e agir com empatia.
  3. As instituições devem atuar para fornecer informações de qualidade, que sejam verdadeiras, imparciais e confiáveis.
  4. É essencial que as quatro instituições (Empresas, Governo, Mídia e ONGs) não ajam sozinhas, mas encontrem um propósito comum e tomem medidas coletivas para solucionar os problemas da sociedade.