Estudamos confiança há mais de 20 anos e acreditamos que o sentimento é essencial na construção e na manutenção dos relacionamentos fortes e duradouros entre instituições – empresas, governos, ONGs e mídia – e seus stakeholders.
O Edelman Trust Barometer 2022 é a 22ª edição de nosso estudo global sobre confiança e credibilidade. A pesquisa foi desenvolvida pela Edelman Data & Intelligence (DxI) e incluiu 30 minutos de entrevistas online conduzidas de 1 a 24 de novembro de 2021.
28
países
36,000+
respondentes
1,150+
respondentes/país
59%
Governo
43%
Mídia
O mundo, e o Brasil, se encontram enredados em um círculo vicioso de desconfiança, alimentado por uma crescente descrença na mídia e no governo. Desinformação e polarização estão no cerne do problema.
Tradicionalmente no Brasil, o governo é a instituição menos confiável. Com isso, nos últimos anos, as pessoas têm esperado cada vez mais das empresas em relação aos seus papéis sociais. Essa edição do estudo também projeta as ONGs como agentes eficazes de mudanças. Para melhores resultados, no entanto, as instituições devem atuar em parceria.
64%
Confiança nas Empresas
60%
Confiança nas ONGs
78%
autoridades governamentais do meu país
74%
jornalistas e repórteres
73%
Líderes empresariais
Enquanto líderes tradicionais da sociedade são desacreditados, cientistas (81%) e “CEO da empresa onde trabalho” (65%) são considerados os mais confiáveis. “Meus colegas de trabalho” também se destacam como uma força estabilizadora na sociedade – 72% dos brasileiros confiam neles.
Enquanto os Governos não são vistos como capazes de coordenar esforços interinstitucionais para solucionar problemas, cresce a pressão sobre as Empresas para que liderem questões sociais altamente diversas. Para os brasileiros, as Empresas não estão fazendo o suficiente em relação à desigualdade econômica (61%), mudanças climáticas (60%), acesso à saúde (56%), requalificação profissional (57%), informação de credibilidade (51%) e injustiças sistêmicas (50%).
65%
ONG's
63%
Empresas
52%
Mídia
35%
Governo
As pessoas querem mais, e não menos liderança das empresas.
Restaurar a crença na capacidade da sociedade de criar um futuro melhor: mostrar que o sistema funciona.
Soluções ao invés de divisões; pensamento de longo prazo ao invés de ganhos no curto prazo.
Informações claras, consistentes e baseadas em fatos são cruciais para romper o círculo da desconfiança.
No dia 30 de março de 2022, os dados brasileiros do Edelman Trust Barometer 2022 foram lançados em um evento com apresentação e mediação de Ana Julião, Gerente Geral da Edelman Brasil e os painelistas Amaro Grassi, Coordenador de Projetos na FGV DAPP; Franklin Luzes, VP de Inovação, Transformação e Novos Negócios da Microsoft Brasil; Natália Leal, Diretora Executiva da Agência Lupa e Virgilio Viana, Superintendente Geral da Fundação Amazônia Sustentável.