Em um cenário global de rápidas transformações, especialmente na ciência e na tecnologia, a aceitação de inovações pode ser um desafio. O Edelman Trust Barometer 2024 revela um distanciamento entre a sociedade e inovações.
ACESSE O RELATÓRIO
O pessimismo econômico e a crescente onda de desinformação alimentam o cenário de forte polarização no Brasil. Nesse contexto, a expectativa de que empresas se engajem em questões relevantes para a sociedade pode colocá-las em risco de parecerem politizadas. Conheça os achados brasileiros do estudo.
Acesse o relatório
Os atuais desafios geopolíticos, uma divisão crescente entre os mercados desenvolvidos e em desenvolvimento, e a falta de liderança social, estão colocando em risco a alta confiança no setor no mundo. No Brasil, enquanto a confiança permanece alta, a preocupação com privacidade e segurança dos dados é crescente.
Acesse o relatório
Polarização. Crise sanitária e econômica. Proliferação de notícias falsas. Em 2020, a pandemia de Covid-19 alterou as perspectivas e os medos das pessoas, que não sabiam em quem ou no que confiar. Em 2021, as empresas surgem como as únicas consideradas confiáveis, competentes e éticas no Brasil.
Acesse os relatórios
O Edelman Trust Barometer 2020 revela que, apesar de uma economia global forte e alta na oferta de empregos, nenhuma das quatro instituições sociais que o estudo mede - governo, empresas, ONGs e mídia - é confiável. Com o início da pandemia de Covid-19, esse cenário tornou-se ainda mais complexo.
Acesse os relatórios
O Edelman Trust Barometer 2019 revelou uma importante mudança na dinâmica da confiança: os brasileiros confiam mais no seu empregador do que nas instituições tradicionais.
Acesse os relatórios
Em um ano de eleições no país, o Edelman Trust Barometer 2018 mostra o Brasil entre os seis países com quedas extremas de confiança no mundo.
Acesse o relatório
Acesse os relatórios globais do Edelman Trust Barometer de 2012 à atualidade (conteúdo em inglês).
saiba mais