Levantamento foi realizado pela Rede Brasil do Pacto Global em parceria com a Edelman com 86 empresas no período de 2 a 9 de abril de 2020

SÃO PAULO, 24 DE ABRIL DE 2020 - As empresas reconhecem que devem se responsabilizar pela solução dos desafios que chegam com a pandemia e estão satisfeitas com o que estão realizando. Por outro lado, menos da metade delas está conduzindo ações educativas e sociais, como doações financeiras e/ou de equipamentos e materiais, e apenas uma em cada dez está atuando em parceria com os órgãos governamentais. É o que mostra o relatório “COVID-19 – Como as Empresas Estão Enfrentando a Pandemia”, realizado pela Rede Brasil do Pacto Global e pela agência global de comunicação Edelman, com 86 empresas – 84% signatárias do Pacto Global –, no período de 2 a 9 de abril de 2020. 

“Desde a primeira semana da crise no Brasil, verificamos uma mobilização do setor empresarial, uma vontade de ajudar, fazer alguma coisa. Percebemos uma preocupação com a cadeia de valor, geralmente formada por empresas menores que seriam mais impactadas com os efeitos econômicos da pandemia. Hoje, mais de um mês depois, é evidente a evolução dessas discussões, que ganham mais maturidade com as articulações e um melhor entendimento das necessidades e com a incorporação de preocupações relacionadas à retomada da economia”, diz Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global.
 
“Nossos estudos anteriores mostram que há uma expectativa de que as empresas contribuam de fato para o bem-estar da sociedade”, diz Ana Julião. “A maneira como as empresas se comportarem agora vai afetar, mais do que nunca, não apenas seus negócios, mas sua reputação”

Clique aqui para assistir ao lançamento.

A seguir os principais destaques do relatório:  

PONTO DE VISTA DAS EMPRESAS E O PAPEL DAS MARCAS 
97% dos respondentes nas empresas concordam que as marcas têm obrigação de contribuir para a solução dos desafios que chegam com a pandemia
94% concordam que as empresas têm responsabilidade em ajudar o governo na crise
88% concordam que não atuar para ajudar durante a crise da COVID-19 pode prejudicar a reputação da empresa
63% concordam que os consumidores irão recompensar a empresa que adotar medidas para ajudar na crise da Covid-19, comprando ou divulgando seus produtos e/ou serviços

COLABORADORES EM PRIMEIRO LUGAR
87% dos respondentes nas empresas concordam que as empresas são responsáveis pelo bem-estar físico e financeiro de seus colaboradores mesmo que elas enfrentem problemas financeiros durante a pandemia
72% afirmam ter políticas para manter os empregos
42% afirmam que a sua empresa está conduzindo ações educativas e sociais, como doações financeiras e/ou de equipamentos
9% afirmam que sua empresa está atuando junto a órgãos governamentais

COMUNICAÇÃO 
37% acreditam que as empresas correm o risco de serem julgadas como oportunistas se comunicarem suas ações para ajudar na crise 

RECOMENDAÇÕES
Proteja seus colaboradores: Zelar pela saúde e pelo bem-estar dos colaboradores é visto como dever dos empregadores. As empresas não devem medir esforços para que isso aconteça.
Atue além da empresa: As empresas têm um papel vital para desempenhar na crise e é esperado que elas atuem também pelo bem de seus públicos externos e sociedade em geral. Aja de acordo com a sua realidade. Toda atitude, independentemente do porte e da capacidade da empresa, será bem-vinda. Use recursos existentes e muita criatividade para fazer a diferença.
Não aja sozinho: Há força na colaboração. Para ajudar as pessoas durante a crise, é necessário unir forças, principalmente com o governo.
Se posicione e comunique suas ações: Não é momento de ser low profile. As marcas devem comunicar o seu papel no enfrentamento da crise, pois isso gera conforto às pessoas. Ao ir a público, as lideranças devem falar de forma empática e com base em fatos.  


Mais informações para a imprensa: 
Daniela Marques – daniela.marques@pactoglobal.org.br
Claudia Jordão – claudia.jordao@edelman.com


Sobre a Rede Brasil do Pacto Global
Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países. A Rede Brasil é a terceira maior do mundo, com quase 900 integrantes. 

Sobre a Edelman Brasil
A Edelman é uma agência global de comunicação, parceira de empresas e organizações para construir, promover e proteger suas marcas e reputações. Nossos 6 mil profissionais, em mais de 60 escritórios, entregam estratégias de comunicação que dão a nossos clientes a licença para liderar, agir com convicção e conquistar a confiança duradoura de seus stakeholders. No Brasil, temos escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro. Para mais informações, acesse: www.edelman.com.br