Os efeitos das mudanças climáticas têm se mostrado ainda mais evidentes, com eventos relacionados ao clima impactando pessoas ao redor do mundo cada vez mais intensamente. O Relatório Especial do Edelman Trust Barometer 2023: Confiança e as Mudanças Climáticas aponta que a maioria dos brasileiros consideram as mudanças climáticas como uma grave crise para o planeta, especialmente quando os impactos se tornam mais pessoais.  

O Relatório Especial do Edelman Trust Barometer 2023: Confiança e as Mudanças Climáticas, realizado em 14 Países, incluindo o Brasil, entrevistou cerca de 14mil pessoas, entre setembro e outubro de 2023.  Os resultados apontam que o otimismo é a chave para a ação, e ele depende da confiança. 

A crise climática é universalmente reconhecida à medida que seus impactos se tornam mais pessoais

Dado: 96% dos brasileiros acreditam que as mudanças climáticas impõem uma ameaça grave e iminente ao planeta

A maioria dos brasileiros entrevistados afirmam que o clima onde moram se tornou mais extremo nos últimos anos e alegam que a sua saúde ou de seus familiares piorou devido à crise. Eles também estão preocupados de que as mudanças climáticas tornarão suas vidas e de seus familiares mais difícil e desagradável.

 

As pessoas estão perdendo a confiança nas instituições para fazer o que é correto quando se trata das mudanças climáticas

Embora as empresas comumente apareçam como a instituição com maior nível de confiança entre os brasileiros para fazer o que é certo no geral, o relatório revela que apenas 45% confiam que as marcas atuem corretamente quando se trata de mudanças climáticas. Entre as quatro instituições avaliadas, apenas as ONGs aparecem no patamar da confiança nesse quesito (61%). 

Gráfico sobre a confiança das pessoas nas instituições para fazer o que é correto quando se trata das mudanças climáticas. Governo: apenas 38%, uma queda de 11 pontos em relação ao ano anterior. Mídia 41%, queda de 11 pontos. Empresas: 45%, queda de 3 pontos. ONGs 61%, queda de 4 pontos.

Mais de 3/4 das pessoas estão preocupadas com as mudanças climáticas, sendo a maioria pessimista em relação às soluções

Estamos em uma situação perigosa. Entre os 86% de respondentes brasileiros que afirmam estarem preocupados com as mudanças climáticas, a maioria é pessimista em relação às soluções (59%), enquanto apenas 27% dizem ser otimistas. Quatorze por cento não estão preocupados com as mudanças climáticas.  

Gráfico com a porcentagem dos preocupados com as mudanças climáticas. Entre eles, 59% são pessimistas em relação às soluções, enquanto 27% otimistas. 14% afirmaram não estarem preocupados com as mudanças.

O otimismo motiva ações pelo clima. Os otimistas acreditam que tratados, como o Acordo de Paris, vão ajudar a lidar com as mudanças climáticas. Eles também são mais propícios a pressionarem seus amigos e familiares para adotarem um estilo de vida com menos impacto climático, além de cobrarem o governo sobre políticas climáticas.   

Caminho para o otimismo sobre o clima  

Otimistas e pessimistas afirmam que a mídia não disponibiliza informações suficientes sobre soluções e impactos climáticos.  A melhor forma de converter os pessimistas em otimistas seria:  

1. Se confiassem nas instituições em relação ao clima;

2. Acreditassem que as empresas mantêm compromissos climáticos;

3. Vissem avanços e notícias sobre o clima que lhes deem esperança;

4. Acreditassem que as soluções climáticas vão trazer benefícios para elas e para a sociedade;

5. Reconhecessem que estilos de vida com menos impacto climático são atrativos. 

Otimismo gera ação

Nossas recomendações:

Imagem com as seguintes recomendações:  1.	Invista no otimismo Embora o medo seja, há tempos, o grande motivador nas questões climáticas, ele sozinho não gera o maior apoio. O otimismo estimula ações climáticas. 2.	Esforce-se por soluções A confiança está em queda em todas as instituições, nações e vozes. Para aumentar a confiança, realize soluções práticas e comunique o progresso. 3.	Torne o conhecimento acessível Cientistas e pares são os maiores influenciadores sobre questões climáticas. Forneça informações científicas de credibilidade e torne-as acessíveis por meio de pares que sejam porta-vozes confiáveis. 4.	Faça da política uma questão pessoal As pessoas querem ter estilos de vida com menos impacto climático, mas precisam de apoio institucional. Mostre como soluções climáticas podem tornar a vida melhor, e não mais cara.