No Edelman Trust Barometer – Relatório especial: confiança e saúde, exploramos a ideia de empoderamento na saúde e seu impacto nas instituições responsáveis pelo bem-estar dos pacientes, empregados e consumidores. O estudo deste ano destaca a percepção do público sobre inovações na saúde, além de analisar como a politização e a desinformação estão  impactando o setor. 

LEIA MAIS   

Forças que ameaçam o setor de saúde

Medos relacionados a inovações

Os entrevistados ao redor do mundo são 2x mais propensos a acreditarem que as inovações são mal gerenciadas, do que bem.

 

Politização afeta a saúde 

Oitenta e dois por cento dos brasileiros estão preocupados com a politização da medicina – um crescimento de 15 pontos em comparação com o ano passado.

Dispersão da autoridade

ONGs, governo e mídia não são confiados para atuar corretamente quando se trata de necessidades e preocupações relativas à saúde.

 

Controle sobre a própria saúde

2 em cada 4 brasileiros tomam atitudes próprias para evitar desinformação na saúde.

 

 

Prestador é a fonte mais confiável em assuntos de saúde 

Quando questionados sobre o quanto confiam em cada grupo para dizer a verdade sobre assuntos de saúde e a melhor forma de proteger a saúde da população, os entrevistados confiam mais em seu prestador de saúde primária – com uma grande vantagem sobre os outros grupos. Em contrapartida, a confiança em todas as outras fontes vêm declinando - “meu CEO”, por exemplo, caiu 10 pontos entre os empregados. Líderes governamentais e jornalistas estão no patamar da desconfiança, o que explica o declínio da confiança que a mídia reportará informações corretas sobre saúde. 

Gráfico com o índice de confiança em cada grupo para falar a verdade sobre assuntos de saúde e a melhor forma de proteger a saúde da população – Meu médico: 85%; Farmacêuticos: 70%;  Amigos e familiares: 64%; Meu CEO: 56%; CEOs de saúde: 52%; Autoridades governamentais: 40%; Jornalistas: 39%. 
 

Explore os achados 

A imagem mostra uma pessoa sentada em uma cama, segurando um medidor de glicose em uma das mãos e fazendo um furo no dedo da outra mão. A imagem retrata um processo comum usado por pessoas com diabetes para monitorar seus níveis de açúcar no sangue.

Confiança e empoderamento otimizam resultados de saúde

 

Despolitize a saúde 

A influência da política na assistência à saúde e nas ciências médicas é o medo que mais cresce. Prestadores de serviços de saúde devem estar preparados para responder a essas preocupações quando os pacientes as trazem para o ambiente clínico.   
 

 

Combate a crise de informações sobre saúde

A qualidade de informação estourou como barreira para uma saúde melhor. Para todas as instituições, servir como fonte de informações confiáveis sobre saúde é um fator crucial para construir confiança. 
 

 

Aproveite a influência dos prestadores

Prestadores de assistência à saúde são consistentemente as vozes mais confiáveis sobre saúde. Os pacientes querem mais do que assistência: eles também querem conferir informações e políticas de saúde pública junto de seus prestadores. 
 

 

Enfrente as barreiras para uma saúde melhor 

Custo, informação e acesso desempenham um papel significativo em impedir que as pessoas cuidem melhor de sua saúde. Facilitar o acesso aos tratamentos e fornecer recomendações claras devem ser prioridade. 

 

Explore os achados 

 

Top 10

01

Cai a confiança nas instituições quando o assunto é saúde   

01

Meu empregador é a única instituição confiável (entre os empregados) para atuar corretamente quando se trata de necessidades e preocupações relativas à saúde. Empresas são vistas como neutras, e ONGs, Governo e Mídia ficam no patamar de desconfiança. 

02

Preocupações com a desinformação na saúde se destacam      

02

Quarenta e oito por cento de todos os respondentes – e 61% entre 18-34 anos – se arrependeram de uma decisão de saúde que tomaram com base em desinformação.

03

Aceitação das inovações de IA em saúde está em risco      

03

Respondentes estão divididos entre aceitar ou rejeitar o uso da IA no desenvolvimento de medicamentos e diagnósticos médicos. Já para interação com pacientes, a rejeição é maior o que a aceitação. 

 

 

Baixe o relatório

 

 

Metodologia

O Edelman Trust Barometer 2024 – Relatório especial: confiança e saúde é a terceira edição do estudo focado no setor. A pesquisa foi desenvolvida pelo Edelman Trust Institute, e consistiu em entrevistas online de 30 minutos, que foram conduzidas entre 04 e 13 de março de 2024. Saiba mais >

 

16  
Países 

15,000+  
Entrevistados

±1,000  
Entrevistados / País

 

 

O que isso significa para o seu negócio?

Entre em contato para saber mais