Montoya vem da WMcCann para dar continuidade ao crescimento da Edelman, expandido a capacidade estratégica e fortalecendo a oferta de comunicação integrada da agência

São Paulo, 5 de março de 2017 – A Edelman, agência global líder em Relações Públicas, anuncia que Martin Montoya assume o cargo de CEO das operações da empresa no Brasil. Ele também estará no comando da Zeno, integrante do grupo de Daniel J. Edelman, no país.

Montoya vem da WMcCann, onde era presidente desde 2011. Com mais de 27 anos de experiência na área de Comunicação, ele teve a oportunidade de trabalhar com grandes marcas multinacionais, como Procter & Gamble, American Express, Unilever, J&J, Nestlé, Mastercard, L’Oreal, Coca Cola, General Mills e outras, bem como com empresas brasileiras que incluem TIM, Bradesco, Seara, Deca e Ri-Happy. Antes da WMcCann, Montoya era diretor-geral na J. Walter Thompson no Brasil, onde conduziu o processo de transformação da agência em uma operação altamente focada no digital. Seu primeiro desafio no Brasil foi liderar a conta da Unilever na Lowe, onde se tornou diretor dessa conta na América Latina e diretor de marca global da Omo.

“Com uma bagagem robusta em liderança de agências, relacionamentos fortes tanto globalmente quanto no Brasil e uma compreensão profunda dos desafios enfrentados por nosso setor, Martin é a escolha perfeita para CEO”, afirma Allan McCrea Steele, CEO da Edelman América Latina. “Ele trabalhará para dar continuidade à expansão de nossa presença nesse mercado tão importante globalmente, reforçando nosso posicionamento como leading agency global de profundas raízes locais, ao mesmo tempo em que irá promover os serviços integrados que oferecemos aos clientes.”

Com sua experiência profissional, Montoya contribuirá para o fortalecimento do modelo da Edelman de Communications Marketing, que combina as competências de Relações Públicas e de Marketing numa gama de serviços que inclui planejamento, criação, mídia paga e analytics.

“Nos últimos anos, foquei minha energia principalmente em tentar modernizar e integrar os serviços e o direcionamento estratégico que um verdadeiro parceiro de comunicação deve oferecer a seus clientes atualmente. Mudar paradigmas há muito tempo estabelecidos em nosso setor se mostrou difícil, mas está claro para mim que a Edelman está globalmente comprometida com esse mesmo propósito e já tem atuado para além das fronteiras do trabalho convencional de RP”, afirma Montoya. “Acredito que a sólida tradição estratégica da companhia, somada a minha experiência e a meu compromisso com a integração, contribuirá para a sinergia de disciplinas e para a capacidade de atender às necessidades atuais de nossos clientes”, acrescenta.

Montoya sucede Yacoff Sarkovas na liderança da Edelman Brasil. Sarkovas esteve à frente das operações da Edelman e da Zeno no Brasil nos últimos sete anos, deixando um importante legado à agência, à equipe e ao mercado. Ele continuará apoiando a Edelman Brasil como consultor externo sênior.

Sobre a Edelman

 Agência global líder em Relações Públicas, a Edelman é parceira de grandes empresas e organizações, contribuindo para construir, promover e proteger suas marcas e reputação. Desenvolve soluções únicas para clientes integrando suas especialidades: Planejamento; Pesquisa e Analytics; Atitude de Marca; Criação e Conteúdo; Mídias Sociais, Mídia Paga, Imprensa e Influenciadores, Engajamento Interno, Public Affairs e Crise. Dessa forma, mescla estratégia e criatividade para definir e disseminar narrativas em múltiplas plataformas a partir de um conceito que denomina Communications Marketing. Fundada em 1952, tem mais de 5 mil colaboradores em 65 escritórios em todos os continentes. No Brasil, são 200 profissionais em São Paulo e Rio de Janeiro, além de representação em Brasília. Desde 2014, vem conquistando prêmios no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. Foi nomeada “Global Agency of the Year” pelo Holmes Report, em 2016, e esteve entre um dos “Creative Inovator Standouts” da Advertising Age, em 2017. No mesmo ano, figurou na “LinkedIn Top Companies”, lista de empresas mais reconhecidas por profissionais. No Brasil, foi eleita Agência do Ano no Prêmio Jatobá 2017 e ficou entre as 3 agências mais admiradas do país no TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa em 2015 e 2016. Seus trabalhos foram reconhecidos nos prêmios Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, Latin American Excellence Awards, Sabre Awards Latin America, Prêmio Aberje, Prêmio Jatobá e Prêmio POP.