Edelman

BLOG

Afinal, o que é public affairs?

por

Publicado em

O universo da comunicação corporativa é dominado por termos em inglês, anglicismos importados e incorporados ao jargão da área, mas que nem sempre são realmente compreendidos. Stakeholder, issues, thought leadership, goodwill, advocacy, grassroots e public affairs são algumas palavras de difícil tradução que habitam nosso léxico corporativo.

Então, afinal de contas, o que é public affairs?

Public Affairs é um campo de atuação que se enquadra na intersecção entre as relações públicas e as relações institucionais (ou governamentais). É a área responsável por projetos que visem gerar impacto ou tenham estreita relação com as políticas públicas.

PA

Enquanto as consultorias de Relações Governamentais/Institucionais, adotam, classicamente e usualmente (mas não somente, claro), estratégias que envolvem o relacionamento direto com parlamentares e autoridades governamentais em cargos de decisão, as agências de relações públicas encaram os desafios de clientes com abordagens concentradas em grandes estratégias de relacionamento com a imprensa, esfera digital e influenciadores. Ou seja, os primeiros adotam abordagens que visam impactar poucos atores de forma assertiva, enquanto os segundos miram em estratégias que impactem públicos mais amplos, estimulando esferas de discussão sobre o tema de interesse.

Nesse contexto, profissionais de public affairs atuam em ambas as frentes. Ou seja, elaboram e implementam estratégias que direcionem as mensagens corporativas para os decisores certos, aliados de estratégias que tragam o tema a público, estimulando espaços de discussão e pressão sobre os temas de interesse.

Tendo isso em vista, para endereçarmos as issues (questões) de cada cliente é fundamental a identificação dos decisores e influenciadores corretos (os tais stakeholders), com os quais estabelecemos plataformas de thought leadership (liderança pelo conhecimento de temas importantes à empresa), consolidamos os relacionamentos em encontros de goodwill (reuniões e encontros de relacionamento) e desenvolvemos estratégias para dar visibilidade aos assuntos com os públicos-chave. Em casos específicos também podem ser conduzidas campanhas de grassroot, que visam o engajamento e mobilização amplos da sociedade em torno de uma causa ou política pública. Isso é public affairs.

***

Thomaz D’Addio e Daniela Queiroz são Gerentes de Public Affairs na Edelman

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*

Fale Conosco

Edelman quer ouvir você.