Edelman

ES:BLOG

SXSW14: Um olhar sobre o que há de novo

por

Publicado em

Todos os anos o SXSW traz uma enxurrada de conteúdos – são centenas de palestras e  apresentações. No final, cada participante quer tentar fazer a “peneira” das ideias.  Não foi fácil para Biz Allen, fundador do Twitter que contou um pouco sua experiência em um grande painel no último dia. E não é fácil para os pequenos sonhadores que vêm de vários lugares do mundo, como mostraram o Trade Show (ou o que chamamos de Feira de Exibidores) e o Painel das Startups.

A apresentação das startups teve um local só dela, o Hotel Hilton. O painel, patrocinado por empresas como IBM e Oracle tinha 3 salas que não paravam de ter apresentações por 3 dias. Lá, centenas de start-ups tentavam mostrar em poucos minutos novas ideias com um possível futuro promissor. Pelo menos é nisso que os empreendedores acreditam, e os investidores fazem questão de destruir.

IDEA HQ

IDEA HQ

IDEA HQEste processo ainda envolvia duas competições, a SXSW Accelerator, para negócios mais maduros, e a seção SXSW Madness, focada apenas em estudantes universitários. A lista era grande, e é ficou claro o quanto é difícil entender que os consumidores têm determinadas necessidades e para isso é que são inventadas as soluções. Não é o que se vê nas apresentações. Muitos produtos deixam você pensando para que os utilizarias.  Em meio a tantas iniciativas, Digital Health, Segurança/privacidade e agora Big Data se destacaram como as grandes fontes de inspiração. Vale conferir a lista ou pelo menos o que fazem os vencedores: Waygo (aplicativo que traduz mandarim ou japones para o ingles, apenas com uma foto sobre a escrita oriental) e o Notefuly, que aparentemente é um competidor do Evernote. Por sinal, o Evernote estava na Feira  apresentando o IDEA HQ, uma parceria muito interessante com a 3M –  pos-it, on e off, um alimentando o outro. 

O espaço destinado a estes empreendedores é importante para que eles possam dar visibilidade a suas ideias. Para mim, entretanto, foi fascinante ter a chance de encontrar inovadores de outros países. É possível cruzar diferentes culturas e pontos de vista, com o objetivo comum de criar novas soluções que podem mudar nossas vidas. Argentina, Chile, Coréia do Sul , Alemanha – todos os continentes representados. Destaque para o Japão, que trouxe, entre tantos produtos, uma bicicleta que gera e armazena energia, para que você possa usar mais tarde. Parece simples, mas na verdade impressionou muita gente.

De: http://fukushimawheel.org/

Encontrar a necessidade e aprender a falhar são os desafios de hoje. Curioso que uma das palestras que encerraram a SXSW tenha sido com Biz Stone,  fundador do Twitter e do Jelly. O entrevistador Steven Johnson mostrou um video contando que no século XIX a grande maioria das cidades americanas tinham seu próprio horário, e a TV veio para acertar tudo isso. Aí as pessoas perceberam uma necessidade que para elas já estava resolvida. Para encontrar, tem que arriscar, como diria Biz Stone: “If you want to succeed spectacularly you have to be prepared to fail spectacularly”.  E o espírito da SXSW é justamente este: as milhares e milhares de pessoas vem aqui para se expor e arriscar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*

Fale Conosco

Edelman quer ouvir você.