Edelman

Estudos e Pesquisas

Edelman lança compilado de tendências em Alimentos e Bebidas na América Latina

A preocupação dos consumidores latinos com temas como saúde, bem-estar e sustentabilidade dá origem a 10 movimentos que impactam o setor na região

São Paulo, julho de 2017 – A Edelman, agência global de comunicação integrada, lança compilado de tendências no setor de Alimentos e Bebidas na América Latina. Ao todo são 10 movimentos que demonstram a preocupação dos consumidores latinos com temas como saúde, bem-estar e sustentabilidade. O documento foi organizado pela líder de Alimentos e Bebidas na Edelman América Latina, Jaqueline Januzzi, com o apoio de profissionais dos escritórios da agência na Argentina, Brasil, Colômbia e México. Saiba quais são as tendências – para mais informações sobre cada uma, acesse o estudo completo abaixo:

  1. Substitutos naturais
    A preocupação com a saúde muda receitas tradicionais, como as tortilhas de milho que perdem espaço para o alface no México. O abacate também ganha força e já substitui sorvetes à base de gordura animal.
  2. Versões menores, ingredientes saudáveis
    Embalagens menores, aliadas a alimentos mais saudáveis, buscam combater a obesidade e outros problemas de saúde da população.
  3. Menos açúcar e junk food
    A legislação entre em cena na luta contra o açúcar e a gordura.
  4. Orgânicos vs. Transgênicos
    Preferências à parte, a produção de ambos cresce na região.
  5. Bebidas funcionais
    Na contramão do estresse, do cansaço e da briga com a balança, bebidas como a kombucha e o kefir conquistam os consumidores – e as funcionais podem ser encontradas até mesmo em festa tradicional de cerveja no Brasil.
  6. Chá gourmet – para beber e comer
    Além de novos blends e da moda do matcha, chás se tornam frequentes em receitas de sobremesas, na alta cozinha e na coquetelaria.
  7. Rótulos visíveis e claros
    A transparência sobre a origem dos produtos pressiona as empresas alimentícias a reduzir o uso de ingredientes artificiais.
  8. Questões sociais na decisão de compra
    Sustentabilidade, direitos humanos e comércio justo estão entre os pontos valorizados, especialmente pelos millennials, na hora de escolher entre um produto/marca ou outro(a).
  9. Agricultura nas grandes cidades
    Plantações urbanas se tornam realidade, buscando sustentabilidade.
  10. Guerra contra o lixo e a fome
    ONGs, empresas, restaurantes, chefs, governos e pessoas comuns lutam contra o desperdício de alimentos e a fome simultaneamente, por meio de iniciativas como a argentina Move for Hunger, onde as pessoas podem deixar comida para quem precisa em “geladeiras sociais”.


E mais:
O especial também traz dados do estudo global 2017 Edelman Trust Barometer Food & Beverages que revela que o setor está entre os mais confiáveis ​​do mundo. O estudo mede o nível de confiança nas instituições (Governo, Empresas, Mídia e ONGs) em 28 países, inclusive no Brasil. Embora a confiança nas instituições tenha registrado quedas importantes no mundo, o segmento seguiu ganhando confiança da população (a fase de pesquisa foi realizada no período entre 13 de outubro a 16 de novembro de 2016). O setor de alimentos e bebidas é mais confiável do que a instituição Empresas em todos os mercados. Na Argentina, a diferença é de 23 pontos (68-45); no Brasil, 12 pontos (73-61); na Colômbia, 15 pontos (79-64) e no México, 14 pontos (81-67). Além disso, esse segmento é confiável na maioria dos mercados (Argentina – 68, Brasil – 73, Colômbia – 79, México – 81). Em relação a 2016, a confiança no setor cresceu um ponto na Argentina, três pontos na Colômbia e dois pontos no México – e manteve-se estável no Brasil.

 

  • Clique aqui  para ler o estudo completo.

 

Mais informações à imprensa
Claudia Jordão
55 11 3066.7782
claudia.jordao@edelmansignifica.com

Sobre a Edelman América Latina

Edelman é a agência líder global em Communications Marketing, que atende a diversas organizações e empresas, ajudando-as a construir, promover e proteger suas marcas e reputações. A agência está presente na América Latina há mais de 20 anos, com escritórios em Buenos Aires, São Paulo, Rio de Janeiro, Bogotá, Mexico City e Miami, além de uma rede de afiliadas nos principais mercados da região. Mais de 400 profissionais entregam programas de comunicação integrada, com competências de uma agência global e profundo conhecimento local. Visite www.edelman.com para mais informações.

Fale Conosco

Edelman quer ouvir você.