Inovando com impacto

O mote do Relatório de Tendências Digitais da Edelman deste ano é “Inovando com Impacto”, através do ponto de vista da responsabilidade organizacional. Como a inovação digital continua a moldar como vivemos, trabalhamos e interagimos com as marcas, as empresas precisam evoluir internamente para serem bem-sucedidas no mercado atual, seja adotando novas forças de trabalho, se reestruturando para estimular inovações ágeis ou integrando tecnologias e dados para permitir melhores decisões. Leia abaixo as principais tendências digitais para 2019 descritas no relatório:

A Geração Z vai transformar sua organização. A Geração Z está chegando à força de trabalho e os líderes devem optar entre capacitar esses novos profissionais para melhorar a organização ou arriscar a tornar-se dinossauros burocráticos corporativos em breve.

Rumo a um ecossistema integrado de tecnologia de marketing. A última tendência de convergência é que as organizações combinem novas tecnologias que abordam a integração de dados com esforços internos para alinhar as tecnologias de marketing corporativo.

As marcas estão inovando com seus ecossistemas. As equipes de inovação de marketing estão na vanguarda de entender como se conectar com os clientes e devem liderar a mudança dentro das organizações para impulsionar a inovação.

Novas expectativas para um C-suite acessível. Enquanto o uso responsável das mídias sociais se torna uma métrica fundamental pela qual o C-suite é avaliado, as empresas percebem que os programas de impacto exigem novos níveis de coordenação e integração.

Influenciadores autênticos criam valor real. O marketing de influência ao longo de 2019 irá centralizar-se em torno do trabalho com criadores autênticos que estão abertos a colaborar em um nível mais profundo, alavancando uma mistura de conteúdo proprietário, conquistado e pago para gerar resultados.

Contexto + personalização = relevância. Os consumidores esperam um maior grau de conteúdo relevante, personalizado e contextual e as marcas devem se tornar mais hábeis em atender os consumidores, independentemente de hora, local ou dispositivo.

B2B centralizado na audiência. Na corrida para abraçar as inovações digitais no B2B, um aspecto básico, mas fundamental do marketing, é muitas vezes negligenciado: criar relevância para o cliente.

A moeda da identidade digital. À medida que os consumidores se tornam mais conscientes do valor de suas identidades digitais, as marcas precisam se preparar rapidamente para fornecer transparência na coleta de dados e na proteção do cliente.

Conteúdo contextual é o próximo passo para o social commerce. Alimentado pelo crescimento da integração visual e dos assistentes de voz, o social commerce está pronto para um crescimento explosivo, mas a confiança do consumidor é um obstáculo que deve ser vencido em primeiro lugar.

Máquinas como profissionais de marketing? Enquanto o aprendizado de máquinas continua a expandir suas capacidades e a se tornar mais sofisticado, ele terá o poder de apenas reformular, e não substituir, o pensamento humano e o instinto de marketing digital.

A ascensão da ética na Inteligência Artificial. Em 2019, as marcas devem desenvolver uma nova função ética, não apenas prevenindo riscos, mas pensando além, planejando e atuando em áreas-chave.