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A maioria carrega ressentimento contra governo, empresas e os ricos

Sessenta e quatro por cento dos brasileiros entrevistados sente um nível moderado ou alto de ressentimento, definido pela crença de que governo e empresas dificultam suas vidas e servem a interesses restritos, enquanto pessoas ricas se beneficiam injustamente do sistema.

 

O ressentimento generalizado está corroendo a confiança em todas as frentes

Aqueles com alto nível de ressentimento desconfiam das quatro instituições: empresas, governo, mídia e ONGs.

 

Ativismo hostil é visto como um meio viável para promover mudanças

Para promover mudanças, 3 em cada 10 brasileiros aprovam pelo menos uma das seguintes formas de ativismo hostil: atacar pessoas online, espalhar desinformação intencionalmente, ameaçar ou cometer violência e danificar propriedades públicas ou privadas. Esse sentimento é mais forte entre os jovens de 18 a 34 anos (40% aprovam pelo menos uma dessas ações).

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Restaurando a confiança e construindo otimismo

 

 

1. É preciso lidar com o ressentimento

As falhas institucionais nos últimos 25 anos geraram ressentimentos ao redor do mundo, abalando o crescimento e a inovação. Para liderar em meio a essa crise, compreenda as realidades econômicas de seus stakeholders, defenda interesses comuns e impulsione o otimismo.

 

2. Empresas têm permissão para agir

Aqueles com um nível maior de ressentimento estão mais propensos a acreditar que as empresas não estão fazendo o suficiente para resolver problemas da sociedade. Para lidar com essas expectativas, entenda suas obrigações, aja em prol de seus stakeholders e defenda sua organização.

 

3. Empresas não podem agir sozinhas

Empresas, governo, mídia e ONGs devem trabalhar juntos para atingir as causas do ressentimento e impulsionar a confiança, o crescimento e a prosperidade. Invista em comunidades locais, informações de qualidade e qualificação profissional. Apresente resultados que beneficiem a todos de forma justa.

 

4. Com confiança, o otimismo supera o ressentimento

Quando as instituições não são confiáveis para fazer o que é certo, o ressentimento se intensifica e as perspectivas se enfraquecem. Para elevar o otimismo, priorize e reconstrua a confiança em sua organização e em suas comunidades locais.

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01

O medo de sofrer discriminação aumenta

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Quase dois terços dos entrevistados temem sofrer preconceito, discriminação ou racismo – um aumento de 8 pontos em comparação com o ano passado, e com crescimento significativo em diversos países e grupos demográficos.

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A maioria não tem otimismo para a próxima geração

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Apenas 34% dos entrevistados brasileiros acreditam que as coisas serão melhores para a próxima geração. Nos países desenvolvidos, apenas 1 em cada 5 vê um futuro melhor.

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O alto nível de ressentimento pressiona as empresas

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Aqueles com um alto nível de ressentimento percebem as empresas como 76 pontos menos éticas e 29 pontos menos competentes do que aqueles com baixo nível de ressentimento. Além disso, acreditam que as empresas não estão fazendo o suficiente para lidar com questões da sociedade.

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Metodologia: O Edelman Trust Barometer 2025 é a 25ª edição da pesquisa anual de confiança desenvolvida pela Edelman. O estudo foi produzido pelo Edelman Trust Institute e consistiu em entrevistas online de 30 minutos, conduzidas entre 25 de outubro e 16 de novembro de 2024. Saiba mais >

33,000
Entrevistados

28
Países 

±1,150
Entrevistados por país

É preciso lidar com a crise de ressentimento

Saiba como sua empresa pode fazer a diferença.